sábado, 7 de novembro de 2009

ode ao Leão

Depois de inúmeras hesitações, depois de alguns esboços condenados à gaveta, resolvi finalmente versar sobre o Sporting.
Poderia ter escrito "o rival da segunda circular", mas não é assim que o sinto hoje.
O Sporting de hoje não é rival.
Não me desperta ódio, raiva ou sequer irritação.
Desperta-me simpatia e compaixão.
E não é isso o futebol.
Acolheram o nosso João Pinto, e odiei-os.
Tiveram o Jardel e desesperei.
Roubaram o Paulo Sousa e insultei-os com todas as minhas forças.
Hoje resta a sensatez de Liedson, a dignidade de Paulo Bento.
A resignação dos Sportinguistas e a minha compaixão.
Não é isso o futebol.
Futebol é o ódio, crónico e eterno que nutro pelo Porto.
É a indignação que o Boavista de Jaime Pacheco e dos Loureiro provocou.
É olhar de lado para os Bracarenses de hoje...
E não a simpatia condescendente que o Sporting me desperta
Futebol é chamar "mariconço" ao Jesualdo.
Pôr em causa a orientação sexual do Baía ou chamar "Mónica" ao Fernando Couto.
Ou até bailarina ao César Peixoto.
Para Polga, Pedro Barbosa e Paulo Bento pouco sobra.
Apenas condescendência e uma pontinha de simpatia.
Não é isso o futebol.
Por isso, meus senhores, façam o favor de mudar.
Mintam, que é o único que vos resta.
Digam que os 12 pontos são recuperáveis. 
Que o título ainda é possível.
Que a Liga Europa é para ganhar.
Percam tudo. Terminem em 4 ou 5º, pouco me importa.
Mas irritem-me, por favor...


Pedro Rui
Porto, 7 de Novembro de 2009


3 comentários:

Anónimo disse...

Futebol é o ódio, crónico e eterno que nutro pelo Porto.
O que é isto pá
setou a ficar um bocadinho fod..

Comeee...m...

Um abraço

MMS

Anónimo disse...

Admiro a capacidade e o poder que o Futebol tem para chamar à tona aquilo que de melhor e pior há em nós... :-)
Ana Grichetchkine

Anónimo disse...

Não é o futebol!
É qualquer paixão ... que chama à tona tudo o que há em nós. E como somos feitos de bom e de mau ...